O que é Podcast?

 

O que é Podcast?

 

Podcast nada mais é que um arquivo de conteúdo digital distribuído pela internet através de feeds podendo ser áudio ou vídeo. O conteúdo pode ser variado e tem o objetivo de compartilhar informações podendo ser de conteúdo institucional, educacional, religioso, entretenimento etc.

O Objetivo deste texto não é contar a história do podcast, para isso faremos outro texto contando a você a história do podcast não só no mundo mas também dando um panorama aqui no Brasil então aguarde pois logo chegará este texto aqui no site combinado!

Bom, no Brasil o podcast se tornou uma forte ferramenta de geração de conteúdo por áudio, alguns muito parecido com o formato do rádio, outros tem a característica de um bate papo informal. Tem também outros formatos como o storytelling  e audiodramas, podcasts solos com diversos temas e objetivos de comunicação. A grande vantagem do podcast é a liberdade de se colocar no áudio aquilo que você quiser, não existem regras para seu conteúdo.

O que é preciso para fazer um podcast?

Para gravar um podcast não é necessário ter um estúdio profissional como citado acima, é possível fazer um podcast apenas utilizando o seu Smartphone. Antigamente (isso a uns 10 anos atras) você precisaria talvez de um site e mais um monte de coisa, mas hoje apenas com seu celular e internet você grava e publica seu conteúdo e coloca nas principais plataformas digitais em alguns minutos.

Mas pra deixar isso um pouco mais profissional vou listar aqui alguns equipamentos mas lembre-se que isso não é uma regra ok!

  • Computador;
  • Microfone;
  • Fone de ouvido;
  • Software de edição;
  • Internet;
  • Hospedagem e distribuição: Dica: o Anchor é uma plataforma ligada ao Spotify e é gratuito e você pode usar para publicar seu conteúdo (Importante ler as regras de uso da plataforma)

 

Dicas importantes!

É importante você saber que antes de começar um projeto, você precisa ter um planejamento muito bem feito e bem ajustado com sua rotina porque o ouvinte de podcast tem uma característica marcante que é a fidelidade ao assinar um podcast. Diferente do rádio, mas muito parecido com o Youtube, o podcast tem a capacidade de fidelizar o ouvinte, isso gera uma aproximação muito grande, fazendo com que o ouvinte se sinta parte do programa ( nisso vemos uma similaridade com o rádio) e quando o ouvinte não se sente respeitado ou valorizado, ele simplesmente não ouve mais seu conteúdo e você pode ter perdas consideráveis nos downloads o que impacta diretamente na busca de patrocinadores ou de ajuda no financiamento coletivo (isso se você tiver interesse em levantar recursos financeiros para ajudar a custear seus Podcasts).

  • Cumpra sempre os prazos e publique em dia: Isso vai fidelizar seu ouvinte mas exigirá de você um compromisso muito grande;
  • Ouça seus ouvintes: É importante você ter um canal de relacionamento direto com seus ouvintes seja por redes sociais, e-mail ou um espaço para comentários em seu site ou blog, afinal quem não gosta de ser lembrado pelas pessoas que admira?
  • Tenha um programa audível: Pense no desconforto que é ouvir um áudio ruim, cheio de ruídos, com volumes que variam a todo momento, isso com certeza não atrai audiência e sim a expele então por isso se preocupe em ter um áudio bem captado com o minimo ou sem nenhum ruído (de preferência), um editor capacitado tecnicamente para ser capaz de corrigir ou amenizar possíveis ruídos que possam surgir em meio a gravação mas lembre-se sempre que a edição começa sempre com uma boa captação do seu áudio.
  • Você é responsável pelo que diz: É isso mesmo, você é responsável por tudo que você diz no seu podcast. Um erro muito comum em alguns Podcasts que iniciam é ligar o microfone e começar a gravação não se importando com o que diz. Saiba que mesmo que seu podcast tenha como característica de entretenimento, não é tudo que você pensa que você deve dizer. Lembre-se, você não tem o controle de quem vai ouvir, você só controla aquilo que você grava, a partir do momento que você publicou, você já não controla mais quem vai ouvir e isso pode trazer problemas a você então muito cuidado com o que você diz nas gravações no seu podcast;
  • Se divirta: Esta pode ser (pelo menos neste texto) uma ultima dica para você que quer começar seu podcast. Se divirta, faça o que você gosta. A internet possibilita uma diversidade enorme de conteúdo, então seja qual for seu tema, se divirta e faça sempre o melhor. É importante que você se sinta satisfeito com o que produziu, se colocando também no lugar do seu ouvinte sempre para que os resultados sejam positivos sempre!!!

 

Bom, minha intenção com este artigo é dar o necessário para que você saiba o que é podcast e tenha uma noção por onde deve começar. Aqui no blog traremos informações para você de um modo prático de acordo com a forma que trabalho, compartilhar experiências reais e assim crescermos juntos com nosso conteúdo.

Espero que tenha ajudado de alguma forma este conteúdo e te convido a compartilhar com seus contatos que buscam por esta informação e também a deixar um comentário logo abaixo, quero saber sua opinião ou até mesmo algo que possa acrescentar neste texto.

Um grande abraço e até a próxima!

 

 


 

Este texto por Tiago Augusto em Março de 2020

Tiago é o editor oficial do Aperta o Rec, conheça mais seu currículo clicando aqui.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com o editor!
Olá,

Meu nome é Tiago, sou o Editor do Aperta o Rec, como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: